sábado, 10 de novembro de 2012

A Era d Cada Signo:Câncer.

Era de Câncer 8.001 a.c a 6.000 a.c
Assim como o Sol foi o astro maior para a Era de Leão, a LUA em sua sucessão periódica de fases lunares, foi a regente da ERA DE CÂNCER. Adoravam o Sol e veneravam a Lua, geradores essenciais para a vida cotidiana. A LUA é o corpo celeste associado a alma feminina madura. Por suas mudanças de fases e na forte atração que exerce a Terra, como satélite natural, 
a Lua mexe com os ciclos dos mares, ciclos de ovulação feminina, com a agricultura, com o estado emocional e mental das pessoas, nas alterações da vegetação e do clima.
A Lua brilha com o reflexo do Sol, gerando a interpretação astrológica de receptividade, de como recebe e reflete a luz da vida. Simboliza a integração, a mãe, a esposa, a formação de raízes, a origem da vida e a formação da família. No início da Era de Câncer , cujo elemento é Água, a Terra que era incandescente, sofreu um resfriamento.
No início da Era de Câncer a superfície da Terra que era predominantemente constituída de cavidades vulcânicas, começou a ser preenchida pela água doce da chuva, por um longo período. No decorrer desta Era, a água proporcionou a sobrevivência aos nossos ancestrais e demais espécies existentes. Todos os seres vivos dela dependem e sem a qual, todos teriam morrido.
Por cálculos matemáticos, o sol precessional percorria a constelação de Câncer mais ou menos em 8.349 a.C, porém por influência magnética, as características de Câncer já se manifestavam bem antes e se prolongaram mais além desta data calculada.
Na anterior Era de Leão, os humanos eram nômades por motivos climáticos e de sobrevivência, pois viviam em constante locomoção atrás de suas caças, exercendo constante criatividade. Na Era de Câncer, os humanos deixaram de ser viajantes errantes e tornaram-se seres sedentários. Grupos de gente passaram a ter um território fixo e, quando a caça se tornava escassa, alguns do grupo permaneciam por mais tempo nas áreas onde nasciam plantas comestíveis, como o trigo e a cevada. Esta permanência mais demorada nos lugares, fez com que nossos ancestrais percebessem que a planta germinava e dava origem a uma nova planta. Deu-se à descoberta de uma das mais fortes características dessa época, a agricultura, que ocorreu simultaneamente em diferentes regiões do planeta. Do elemento ÁGUA na Era de Câncer se originou a fertilidade no planeta através da agricultura e na formação de famílias agregadas à comunidade organizada.
A estabilidade da produção do alimento ajudou para que velhos e crianças, que não conseguiam acompanhar os grupos de caçadores e catadores de alimentos, não fossem mais abandonados. Com a produção de alimento, a família (característica de Câncer) se fortaleceu. A organização feita com a figura do homem como chefe de bandos e da família tomou forma e se organizou como povos (característica de capricórnio).
Com a necessidade de se estabelecer uma ligação entre as fases da Lua e o curso do Sol, foi a Lua certamente utilizada pelas populações antigas para se calcular o TEMPO.
O gnômon, provavelmente o primeiro instrumento científico para definir o tempo , foi adotado por numerosas populações primitivas. Era constituído por um bastão encaixado verticalmente sobre um plano horizontal. Segundo a sombra projetada e o comprimento do bastão, podia-se encontrar a altura aparente do Sol e a sua posição no céu.
Na Era de Câncer os seres vivos, animais e vegetais, tiveram suas origens nas Águas Celestes da Grande Mãe Terra. A agricultura (fertilidade) assegurou a segurança da sobrevivência do homem e sua família à continuidade da vida.
A Astrologia funciona através da polaridade, que é a complementação buscada no signo oposto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário